<$BlogRSDUrl$>

08/08/04

Desastre humanitário em Darfurcl 

O Presidente do Conselho Internacional de MSF, Dr. Rowan Gillies, que acaba de passar um mês trabalhando nas clínicas e nos campos em Darfur, diz: "o que se vê lá é um sofrimento generalizado, ajuda humanitária inadequada e violência contínua".
A situação é de desastre e uma quantidade enorme de pessoas corre o risco de morrer". "Estou bastante preocupado com a situação nutricional", continua Dr. Gillies. "Por exemplo, em um grande campo de deslocados próximo a El Geneina, apenas 35% das pessoas deslocadas possuem um cartão que lhes dá o direito de receber alimentos da ONU. E a última vez que eles receberam alguma comida foi no final do mês de maio – há mais de sete semanas".


Ao mesmo tempo, há informações contínuas de violência, estupro e intimidação contra a população. "Eu tratei uma mulher que havia sido estuprada e meninos que haviam sido espancados quando buscavam lenha do lado de fora dos campos de deslocados", diz Dr. Gillies. "



Sem apoio imediato e em larga escala de outras organizações de ajuda, a situação em Darfur, que já é alarmante, continuará a se deteriorar. A equipe de MSF em Mornay já está atratar 159 crianças severamente desnutridas e outras 450 com desnutrição moderada. Todos os dias, mais crianças são internadas para tratamento e a equipe vem notando um acentuado aumento do nível de desnutrição nos últimos dois meses. Há um risco iminente de que a situação nutricional se deteriore ainda mais.





This page is powered by Blogger. Isn't yours?

individuo(s)a spotar
Memórias